20100113

Meu coração

Não sei porque.

Está confuso. Não sei o que, nem quem eu quero. E também não sei quem me quer.

ô vida.

20100110

Percepção Aleatória

Tenho percebido que, nas últimas semanas, geralmente sou sempre eu que ligo para as pessoas para sair (sim, existem exceções, mas no geral sou eu que ligo). Isso me leva a duas proposições:

a) As pessoas não estão saindo;

b) As pessoas não querem sair comigo.

Como orkuts, msns e afins continuam bombando, sou levado a crer que eu me tornei a pessoa inconveniente da história. Talvez isso seja uma conseqüência da aplicação, por minha parte, de uma política de menos inconveniência: "dar às pessoas a oportunidade de não me convidar".

Concisamente, essa política tem como principal foco evitar aquelas situações constrangedoras em que a pessoa não me quer por perto naquele momento, mas não me convidar poderia me ofender. Adianto-me, pois, e não me ofereço nem me convido. Se quiserem, estou aqui no meu canto, é só ligar. Se não, tô aqui do mesmo jeito, e fico na minha.

Não é tão divertido, eu não saio tanto, mas pelo menos não incomodo ninguém.


(como eu já fui chamado de inconveniente, rude, chato e, pela primeira vez nesse fim de 2009, feio, vou ficar na minha mesmo)

20100107

Em Marte


Falando em Marte... eu estava lendo sobre os jipinhos-robôs mais recentes que estão lá (um deles inclusive está atolado). Eles tem uma peça, que é usada pra calibrar as câmeras e também serve como relógio solar - em inglês, eles chamaram essa peça de Mars Dial.
Ele é montado numa placa dourada, e em volta dos quatro cantos coloridos (que calibram as cores das fotos) está escrito Marte, em 17 línguas.

Mas o que me chamou mais a atenção é que, nas faces verticais da placa  eles escreveram uma mensagem, cheia de desenhos de pessoas, como se desenhados por uma criança.

"People launched this spacecraft from Earth in our year 2001. It arrived on Mars in 2002. We built its instruments to study the Martian environment and to look for signs of life. We used this post and these patterns to adjust our cameras and as a sundial to reckon the passage of time. The drawings and words represent the people of Earth. We sent this craft in peace to learn about Mars' past and about our future. To those who visit here, we wish a safe journey and the joy of discovery"


"Pessoas lançaram essa espaçonave da Terra no nosso ano 2001. Ela chegou em Marte em 2002. Nós construímos seus instrumentos para estudar o ambiente marciano e procurar sinais de vida. Nós usamos este poste e esses padrões para ajustar nossas câmeras e como um relógio solar para marcar a passagem do tempo. Os desenhos e palavras representam o povo da Terra. Nós mandamos esta nave em paz para aprender sobre o passado de Marte e o nosso futuro. Àqueles que visitam aqui, nós desejamos uma viagem segura, e a alegria da descoberta."


Só enquanto eu traduzi esse texto, meus olhos marejaram umas três vezes. Porque o texto é simples, mas ele diz tanta coisa, e de um jeito tão significativo pra mim, que eu me perco na emoção.


Logo no começo: Pessoas lançaram essa espaçonave. Pessoas. Não americanos, nem mesmo humanos. Pessoas. Qual é a definição de pessoa? Pessoa é aquele que sente, que quer, que faz, que vai. Mais do que raça, mais do que nação, mais do que espécie.


E no final: Àqueles que visitam aqui, nós desejamos uma viagem segura, e a alegria da descoberta.


Imaginem a ambição e emoção de mandar uma mensagem dessas, pra longe na distância e no tempo, sem conhecer seus interlocutores e nem o que ele haverão de ser.


E nem me lembrem das placas das Voyagers e das Pioneers


Cheias de significado. =D
Me inspiro nas pessoas que as fizeram.




Amnésia

Eu tinha alguma coisa divertida e inteligente para postar.

Mas eu esqueci.

Malditos duendes.

Wolfram Alpha

Pra quem não viu ainda, eu adicionei uma caixa de pesquisa do Wolfram Alpha logo abaixo dos meus banners.

O Wolfram Alpha é o tipo de coisa que eu sonho que o Google vai comprar, e transformar numa ferramenta universal *sonho*

É um buscador, mas não é um buscador de sites, como o Google. É um buscador de informações. Ele mexe e remexe nas informações existentes na rede, as processa e mostra como tabelas organizadas e limpas. Eu fiquei até com tesão quando vi pela primeira vez ele mostrando um diagrama orbital de Marte. Bom, eu SOU um físico.

20100104

2010!

O Ano termina, e começa outra vez! Mais um ano pra bebemorar cada oportunidade com as pessoas que valem a pena! Um ótimo 2010!

Essa foi a minha msg de Ano Novo, que eu mandei para as pessoas que eu acho que fizeram 2009 valer a pena!


Fratres sororesque
Inimici et amici
Osculamini
Annus novus venimus


Agora, de volta para a prancheta. E sem piadinhas! =D