20090206

Aleatoriorreflexivo.

Eu estava querendo achar alguma coisa que fosse me fazer pensar, um texto que fosse capaz disso. E numa conversa com um colega no msn, ele sem saber da minha busca, me enviou um texto que julgava interessante, e pra minha surpresa me deparei com a primeira idéia de um texto que me fizesse ter vontade de postar aqui... então está aqui, o texto é de Moshe Feldenkrais:

"O presente é apenas um momento fugaz, um instante que imediatamente se transforma em passado, quando então escapa à nossa influência, ultrapassando a imaginação mais arrebatada. A maioria das pessoas comporta-se como se o futuro estivesse total e irremediavelmente perdido pelo que fizeram no passado. Essa convicção é tão profunda que elas continuam a viver no passado, confirmando assim suas expectativas, ou seja, de que estão presas ao passado e não podem fazer mais nada a não ser repetir-se continuamente.
O presente é o momento no qual vivemos, e o mais importante é o que fazemos com nosso self atual, pois é através dele que o passado é importante para o amanhã. Se não fizermos nada para modificar nosso padrão emocional de comportamento, o amanhã será idêntico ao dia de ontem na maioria dos detalhes, com exceção da data. O passado é história, e o futuro apenas uma suposição – é o presente que os torna aquilo que são.
Não tente esquecer o passado; é impossível esquece-lo sem ao mesmo tempo esquecer de si mesmo. Você talvez imagine ter esquecido um ou outro detalhe indesejável, mas ele está gravado em alguma parte do seu corpo. Entretanto, a experiência passada, por pior que tenha sido, pode ser utilizada agora para tornar seu presente a base vital de um futuro mais pleno, mais interessante. Quando tiver aprendido a aceitar o passado, e a fazer as pazes com ele, ele o deixará em paz. Em minha opinião, se desejamos que a vida seja um processo saudável, o processo de amadurecimento não deveria jamais se interrompido em qualquer nível de atividade humana. A maturidade é um processo não uma condição definitiva; um processo pelo qual a experiência pessoal passada se fragmenta em partes, formando novos padrões que se ajustam às circunstâncias atuais do ambiente e à atual condição do corpo.

Vlw Felipe pela idéia e não tenham preguiça de ler, é muito bom... acho que todo mundo vai lembrar de uma situação particular lendo.

6 comentários:

Mr. Lovett disse...

Ahhh *---*
vc escreve tão beeeem, parabéns :D

"acho que todo mundo vai lembrar de uma situação particular lendo."
Eu lembreeei :~~

aliás gato, vc tem msn? *o*

Victor Hugo disse...

Pois é, eu lembrei horrores!
Por isso eu postei!

xP

Unknown disse...

Bons pensamentos sempre valeram a pena serem lidos, relidos e devulgados...

Abraços e sempre estaremos ai...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos disse...

Desvirtuaste meu blog, mas acho que é um (in)direta para mim, não?

Tay disse...

Gostei muiitoo...mi fez refletir!!!

=D