20090210

Preguiça

Ah... bem, a preguiça do título não é minha.

Sim, ás vezes eu sou preguiçoso, mas na maior parte das vezes eu estou me vendo diligente; lavo minhas roupas, louças e varro a casa. Trabalho e estudo. Mas o que me entristece é preguiça, dos outros.

Não preguiça de ficar largado com cara de bunda pelos cantos (o que também tem); mas preguiça de fazer as coisas bem feitas. É incrível como as pessoas podem ficar meses sem imaginar nada diferente ou melhor, só repetindo o que já existe, usando os "modelos".

Eu comecei a trabalhar no DETRAN, em 2006. Me lotaram no RENAVAM, o setor responsável pelos registros dos veículos. Lá, eu tive que aprender na marra logística e organização, para refazer os arquivos que há anos eram só acumulados sem muito rigor. Eu e minha colega Maíra trabalhamos para criar formas de organização, para arquivar de formas que fossem fáceis de arquivar e localizar. Lá eu tive liberdade para organizar da minha forma, e fiz o meu melhor. Sei que foi bem feito porque ficou óbvio; pilhas sem nexo se tornaram estantes etiquetadas e com índices, caixas com papéis desordenados se tornaram pastas em ordem alfabética, e cadernos escritos à mão se tornaram arquivos digitais de busca rápida e eficiente. Tudo isso porque nós tivemos liberdade, e quiçá, um ao outro para nos motivar.

Hoje, eu trabalho no DNIT. Aqui não há tanto fluxo de papel quanto no DETRAN, e aqui também não há o fluxo hediondo de pessoas indignadas que havia lá. Mesmo assim, aqui eu tenho mais dificuldade para organizar as coisas do que lá. Talvez porque aqui não me dêem liberdade, talvez porque aqui eu tenha que ficar dando satisfação; mas talvez eu só não tenha ninguém para compartilhar meu instinto organizador.

Preciso de estímulo. Lutar contra a entropia não é fácil, cansa e é desanimador.

Acho que mais do que nunca, preciso de alguém.

2 comentários:

Victor Hugo disse...

oi, sou ninguém

Anônimo disse...

eu to livre... chama eu!